SAÚDE: Como se proteger do COVID-19.

SAÚDE: Como se proteger do COVID-19.

Desde o final do ano passado, estamos assistindo os acontecimentos sobre os casos do coronavírus, onde teve seu primeiro relato na cidade de Wuhan, na China.

No Brasil, os casos estão aparecendo em diferentes cidades e os órgãos públicos responsáveis, juntamente com os hospitais estão desenvolvendo uma força tarefa para que a situação não saia do controle.

Mas afinal, o que é Coronavírus ou COVID-19?

Família de vírus que causam infecções respiratórias, sendo descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Em 1937, pela primeira vez, foram isolados os coronavírus humanos, porém só em 1965 que o vírus foi descrito como uma “coroa”, por causa do seu perfil visto em microscópio.

Ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas, as pessoas se infectaram com os tipos mais comuns do vírus, que são: o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Mas como se proteger para não ser  infectado pelo coronavírus?

Medidas básicas de higiene ainda são os melhores meios de evitar o contágio da doença.

Lavar as mãos frequentemente.
Prevenção do COVID-19.
  • Lavar as mãos frequentemente e cuidadosamente com um esfregão com água e sabão e se possível fazer uso do álcool. Assim você pode matar os vírus que podem estar em suas mãos.
  • Manter o distanciamento social.
    Nós brasileiros temos o costume de nos apresentarmos socialmente com abraços e beijos e mais formalmente com o aperto de mãos. Porém nesta fase de risco de contágio pelo coronavírus, evite ter o contato mais próximo ou se não puder evitar, não passe as mãos nos olhos, nariz e na boca. Higienize as mãos assim que for possível.
    Em ambientes com muitas pessoas, se possível mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.

Em ambientes públicos como por exemplo, metrô, ônibus, hospitais, elevadores, etc. evite tocar nos olhos, nariz e boca, pois as mãos ao tocarem as superfícies podem pegar vírus e uma vez contaminadas podem ser transferidas para as demais áreas do seu corpo e causar doenças.

Crianças e idosos com doenças preexistentes ou pessoas com deficiência de imunidade, devem-se proteger, pois o risco do coronavírus nestes casos podem se apresentar de forma mais severa.

O uso de luvas de borracha não o protege do contágio, visto que se pode esquecer e tocar a boca, olhos ou o nariz com a luva. O ideal é lavar frequentemente as mãos com água e sabão e álcool.

Pratique a higiene respiratória

Quando for espirrar ou tossir cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado ou lenço de papel e em seguida descarte em um lixo, pois as gotículas espalham vírus de resfriado, gripe e podem também transmitir o COVID-19.

  • Caso apresente sintomas de febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico o quanto antes, pois somente os profissionais da saúde saberão diagnosticar e efetuar o tratamento, bem como os protocolos, caso o resultado der positivo para o COVID-19. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local. Siga até o atendimento médico com máscara.

As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.

  • Caso tenha visitado as cidades onde há incidência do COVID-19 no período de 14 dias, siga as orientações descritas acima.
Pratique a higiene respiratória.
Ter à mão lenço de papel ao espirrar.

Fique em casa se começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves, como dor de cabeça e corrimento nasal leve, até se recuperar, evitando o contato com outras pessoas e as visitas às instalações médicas, permitindo assim que essas instalações funcionem com mais eficácia, protegendo você e outras pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.

  • Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe seu provedor de qualquer viagem recente ou entre em contato com os viajantes. Agindo dessa maneira permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a evitar a possível propagação do COVID-19 e outros vírus.
  • Caso esteja com suspeita do coronavírus COVID-19 ou algum outro tipo de vírus, saiba como utilizar a máscara, para que ela atue a seu favor.  

Se você é saudável, só precisa usar uma máscara se vir alguém suspeito de ter a infecção 2019-nCoV.  As máscaras só são eficazes se forem combinadas com lavagens frequentes das mãos com uma solução hidroalcoólica ou com água e sabão.

Antes de colocar uma máscara, lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.

Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara.

Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando; caso o faça, lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou com água e sabão.

Troque sua máscara assim que estiver molhada e não reutilize máscaras de uso único. 

Para remover a máscara: remova-a por trás (não toque na frente da máscara) e descarte imediatamente em um recipiente fechado; e lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou com água e sabão.

Higienização e limpeza em ambientes de trabalho.

Importante realizar uma manutenção periódica dos ambientes, bem como os móveis de escritórios, telefones e outros aparelhos de uso geral utilizando a solução de álcool a 70%.

Em condomínios tanto residenciais quanto comerciais, a limpeza em elevadores deve ser realizada periodicamente, incluindo os botões, telefone, bem como os corrimãos, maçanetas, etc.

Evite compartilhar produtos de uso pessoal, para que não aja uma contaminação por vírus e que seja transmitida as pessoas à sua volta.

Fique atento às informações difundidas nas mídias, pois muitas delas podem ser falsas, o que contribui para uma propagação de informações inúteis, causando pânico de forma desnecessária.

Fontes: Organização Mundial de Saúde: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public

Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein: https://vidasaudavel.einstein.br/covid-19-faq/#informacoesgerais

Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Administradora Forte Patrimonial:https://admforte.com.br/index.php/institucional/