Saúde: Coronavírus: Moro em condomínio: o que preciso saber para evitar o contágio?

Saúde: Coronavírus: Moro em condomínio: o que preciso saber para evitar o contágio?

Conforme os Órgãos responsáveis pela saúde da população informam todos os dias, o método mais importante e eficiente apresentado até o momento e comprovado em outros países é o distanciamento social. Mas você sabe o que significa distanciamento social, quarentena e isolamento?

  • Isolamento – pessoas que testaram positivo para o Covid-19 e devem permanecer completamente isoladas do convívio familiar e social, até a sua total recuperação.
  • Quarentena – pessoas que estiveram em contato com alguém que foi contaminado pelo vírus e estão aguardando o período que pode durar de 2 a 14 dias para aparecem os sintomas.
  • Distanciamento social – são as pessoas que estão fazendo a sua parte para reduzir o risco de contaminação e transmissão da doença, evitando sair de sua casa o máximo possível, cuidando da higiene pessoal e do ambiente.
Cuidado com os sintomas
Cuidado com os sintomas

As formas mais comuns de contaminação são através das gotículas de saliva que são dissipadas pelo ar ao tossir e espirrar e quando utilizamos as nossas mãos para barrar o ato. A mesma se contamina, se tornando um veículo de transmissão quando em contato com objetos ou em quaisquer superfícies. Por isso temos que evitar o contato com os olhos, nariz e boca para não criar um meio de entrada para o vírus em nosso organismo. 

Os sintomas mais comuns e que aparecem gradualmente são: febre, tosse e/ou dificuldade em respirar. Porém podem aparecer outros sintomas como: cansaço, dores no corpo, mal-estar em geral, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta e dor no peito.

Conforme últimos estudos realizados todas as pessoas correm o risco de contágio e a evolução para doenças mais graves, porém algumas pessoas são consideradas pertencentes ao “grupo de risco”, por terem uma situação de saúde um pouco mais delicada.
São elas: idosos, portadores de condições crônicas como pressão alta, doenças cardiovasculares, diabetes e pessoas com deficiências de imunidade e obesos.

O distanciamento social nos casos de condomínio é uma questão sensível, pois por morarem muitas pessoas em um mesmo andar, em um mesmo bloco e utilizarem as mesmas áreas comuns, a atenção com os cuidados de higiene devem ser redobradas.

O que eu posso fazer para evitar o contágio e a transmissão?

Convívio social.
Isolamento social.

Nós gostamos muito de estar com amigos e familiares, porém nesse período de distanciamento social, é imprescindível o mínimo de contato pessoal possível. Por isso evitar encontros de comemorações, festas e jantares por exemplo, tanto no apartamento quanto no salão de festas, é o mais recomendável.

As crianças têm muita energia para gastar e por isso ficarem confinadas em um apartamento pode ser uma experiência não muito agradável para elas, uma vez que estão acostumadas com a rotina de escola, natação, cursos, passeios. O importante nesse período é explicar para as crianças da necessidade de se ficar em casa e conversar a respeito do coronavírus, seus meios de transmissão e de uma forma leve e divertida falar sobre a saúde e higiene. Hoje a tecnologia nos ajuda muito a manter um contato virtual com os amigos, seja por celular, tablet ou notebook. Evite receber os amiguinhos vizinhos, seja do mesmo andar, do mesmo bloco ou visitas externas.

Evitar a utilização das áreas sociais como: playground, academia, sauna, lan house, solário, piscina, churrasqueira, salão de festas, espaços de terapia, quadras poliesportivas. 

Caso não seja possível suspender os serviços das diaristas e empregadas domésticas, exceto as que moram no trabalho, orientá-las quanto à higienização ao sair e entrar no apartamento, bem como as regras de distanciamento social que os moradores utilizam.

Havendo a necessidade de sair do apartamento, procure levar um álcool em gel para que, ao utilizar os elevadores, você possa passar em suas mãos ao sair ou mesmo abrir o portão.
Ao chegar em seu apartamento, deixar os sapatos na entrada, para que não ande pelos espaços, levando vírus e bactérias em todos os lugares.

Ao receber encomendas via delivery, é importante lembrar também da limpeza da embalagem e a assepsia das mãos antes de abrir o conteúdo.

Nosso lixo pode ser um foco poderoso de contaminação e por isso é muito importante, principalmente o do banheiro, que o saco esteja bem fechado e que seja colocado em um outro saco maior com os demais lixos de casa, bem vedado para que não haja contaminação do colaborador do condomínio e nem dos funcionários da coleta de resíduos. 

E o que o síndico pode fazer?

Os condomínios devem redobrar a limpeza das áreas comuns e o cuidado maior com as maçanetas, corrimãos, elevadores e seus botões, equipamentos de biometria e portões e banheiros sociais.

Deixar sempre disponível dispensers com álcool em gel nas áreas de maior fluxo de pessoas e perto de elevadores.

Mantenha uma certa distância
Mantenha uma certá distância.

Passar orientações de higiene e limpeza aos colaboradores do prédio.
Se tratando de portaria, com a limpeza de todos os equipamentos de uso comum na guarita, incluindo cadeiras, mesas, cestas de lixo com tampa automática, banheiros e portas, evitando aglomeração de funcionários em um mesmo local ou procurando manter uma distância de aproximadamente 1,5 metros.

Os colaboradores responsáveis pela faxina, usar os EPI´s adequados para evitar a contaminação.
Funcionários pertencentes ao grupo de risco, estudar uma forma de afastamento junto à administradora.

Obras regulares devem ser suspensas. As emergenciais podem ser realizadas sem assembleia. Neste período, o Código Civil autoriza tais realizações e se a mesma for de valor vultuoso, deve-se realizar assembleia ratificadora, quando possível.

Estou com sintomas, o que devo fazer?

Em um primeiro momento é entrar em quarentena juntamente com as pessoas que moram com você e procurar um centro médico mais próximo para uma avaliação correta, utilizando máscara e levando um álcool gel para sua higiene.

Caso seja confirmado a contaminação pelo coronavírus, informar ao síndico do prédio e/ou administradora, para que o mesmo possa tomar as medidas cabíveis de prevenção a propagação da doença com a limpeza reforçada.
O síndico não irá divulgar o nome do morador, salvo com expressa autorização do condomínio.

O morador infectado deverá permanecer em isolamento em seu apartamento e ter objetos de uso individual, como toalhas, talheres, etc. e os demais moradores em quarentena, evitando assim a contaminação de outras pessoas no condomínio.

Caso precisem sair, usar sempre máscara e evitar levar as mãos a boca, nariz e olhos. Ao chegar no apartamento, lavar as mãos com água e sabão.

Nessas horas a solidariedade é tudo!

Você que não faz parte do grupo de risco e não apresentou os sintomas, por que não se oferecer a realizar algumas tarefas para os mais idosos, como: ir à farmácia, ir à padaria ou simplesmente conversar pelo interfone?  Tudo isso claro, sem descuidar da sua saúde.
Neste momento estamos afastados fisicamente, mas unidos pela solidariedade!   

 

 Fontes: Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br
APP Coronavírus SUS
Administradora Forte: https://admforte.com.br/index.php/servicos/