Muito já se tem dito sobre as várias formas de contaminação e como se proteger contra o coronavírus.
E com as informações transmitidas diariamente pelas mídias, vemos que há muitos casos de cura da
COVID-19.
Sabemos da importância de lavar as mãos e passar álcool em gel, usar máscara e a higienização reforçada na limpeza da casa e dos produtos que recebemos pelos correios e delivery.
Mas como preservarmos a nossa saúde física e mental neste momento de pandemia?
Nós, seres humanos temos a necessidade de nos socializarmos, de criarmos uma rotina diária e em tempos de quarentena, mesmo com a ajuda da tecnologia, nada substitui o contato pessoal, com os parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, escola.
A quarentena social se faz necessário para o controle da pandemia, porém algumas pessoas não se adaptam a essa realidade, o que pode trazer alguns distúrbios de ordem psicológica, como stress, ansiedade, síndrome do pânico, medo e insônia e outros sintomas.
O momento de isolamento social o qual estamos passando é conhecido pelos especialistas pela sigla TQP, que traduzindo para o português significa “fenômeno do terceiro quarto”, que representa a divisão de um período de tempo em quatro partes e na terceira parte começam a aparecer os sintomas como irritabilidade, mal humor, agitação e a expressão que os militares utilizam “moral baixo”.
É como se estivéssemos em uma missão no espaço ou longos períodos dentro de um submarino ou fazendo pesquisas na Antártica.
É comprovado cientificamente que tais sentimentos afetam a nossa imunidade e por isso é importante identificarmos esses sinais e descobrir seus gatilhos para reconhecê-los, analisá-los e ponderarmos sobre eles.
Podemos aproveitar esse momento para nos auto conhecermos e investirmos em novas ideias, atividades e com muita criatividade!
– começar com atividades leves;
– exercícios de respiração, relaxamento ou meditação;
– durante o home office, realizar pequenas pausas durante o trabalho para não criar pontos de tensão no corpo.
Vamos aproveitar esse momento para refletirmos sobre os nossos relacionamentos, sejam eles de amizade, conjugal ou profissional. Refletir se realmente os sentimentos negativos são válidos e o que podemos fazer para melhorar esses relacionamentos.
Aproveite esse tempo para descobrir e refletir sobre a vida!
Que tal esse momento para acompanhar os estudos dos seus filhos?
Aquele livro que comprou há algum tempo e não teve tempo de ler.
Fazer uma lista das atividades que pode realizar em casa durante a pandemia e planejá-las durante a semana.
Conversar com o cônjuge ou fazer terapias de casal online para melhorar o relacionamento, juntos.
Há muitos sites oferecendo cursos gratuitos para aperfeiçoamento profissional e pessoal.
Sabe aquele tempo que você precisava para realizar seus dons artísticos? Encontre na internet cursos e canais de artesanatos, bem como canais de culinária, com receitas para se tornar um excelente cozinheiro.
Mesmo em distanciamento social, podemos ajudar as pessoas que se encontram em dificuldades, doando roupas, alimentos, brinquedos e produtos de higiene em centros comunitários que recolhem as doações e distribuem entre os necessitados.
Mas, caso esteja muito difícil passar por esse momento e precisa conversar com alguém, podem contar com os voluntariados do Centro de Valorização a Vida – CVV.
A Administradora de Condomínios Forte Patrimonial e seus funcionários estão juntos no combate a COVID-19, trabalhando em sistema home office, disponibilizando o contato pelo e-mail: [email protected] ou por telefone 11 3437-7777, de segunda a sexta das 10:00 as 14:00.
Passaremos por isso, todos juntos!
Fonte: Google www.google.com
Matéria de Capa https://tvcultura.com.br/programas/materiadecapa/
Síndico, precisa de ajuda neste momento de pandemia? Entre em contato conosco que teremos o prazer em lhe auxiliar!